GONORREIA: SINTOMAS, CONTáGIO E CURA – O GUIA COMPLETO

Gonorreia: Sintomas, Contágio e Cura – O Guia Completo

Gonorreia: Sintomas, Contágio e Cura – O Guia Completo

Blog Article

A doença gonocócica é uma das doenças sexualmente transmissíveis de maior incidência em nível mundial, atingindo milhões de pessoas a cada ano. Originada pela micro-organismo Neisseria gonorrhoeae, essa doença pode atingir indivíduos de ambos os sexos, e, se não diagnosticada e tratada, pode levar a danos à saúde. A seguir, exploraremos os principais sintomas, formas de transmissão, identificação da doença e maneiras de combate da doença gonocócica.

Entendendo a Gonorreia

Essa IST é uma doença causada por bactéria que afeta especialmente as membranas do sistema genital, como uretra, colo do útero, canal anal e faringe. Mesmo que possa ser curada com antibióticos, a falta de diagnóstico precoce pode desencadear problemas de saúde significativos.

Principais Sintomas da Gonorreia

Os sinais da infecção podem variar de acordo com o sexo, e, em certos quadros, a doença pode não apresentar sintomas. Se houver sintomas, os principais sinais são:

Manifestações Masculinas:

Secreção amarelada ou esverdeada pelo pênis
Desconforto ao urinar
Inflamação na bolsa escrotal
Inflamação na região da uretra
Nas Mulheres:

Secreção vaginal de aspecto incomum
Desconforto miccional
Sangramento vaginal irregular
Dor durante as relações sexuais
Desconforto na região pélvica
Outras Manifestações:

A doença pode atingir a cavidade oral, gerando sintomas como dor e vermelhidão, podendo se manifestar em outras áreas do corpo, desencadeando corrimento e prurido.

Formas de Disseminação da Doença

A maneira mais frequente de propagação ocorre por meio do contato sexual desprotegido, incluindo sexo oral, anal e vaginal. Além disso, a doença pode ser passada da gestante para o bebê, resultando em complicações para o recém-nascido, gerando inflamações severas nos olhos.

Diagnóstico da Gonorreia

A confirmação da infecção pode ser feito através de exames laboratoriais, como:

Identificação da bactéria na urina: avalia a existência da infecção website na urina.
Coleta de secreção genital: amostra de secreção do colo do útero, uretra, garganta ou ânus para análise laboratorial.
Teste molecular: análise detalhada do material genético da bactéria.
Tratamento e Prevenção da Gonorreia

O tratamento envolve o uso de antibióticos, normalmente feita com esses medicamentos. No entanto, com o aumento da resistência dos micro-organismos aos antibióticos, é fundamental seguir as orientações médicas e realizar o tratamento completo para prevenir reinfecções.

Report this page